O Curso Física Conectada é organizado e planejado, exclusivamente para os alunos do turno da noite da Escola Estadual Professora Daura Santiago Rangel, localizada no bairro do José Américo, em João Pessoa/PB.
Estamos utilizando a plataforma Moodle de ensino. Os nossos alunos irão estudar a Física e se familiarizar com o ambiente Moodle.
"Muitas instituições de ensino (básico e superior) e centros de formação estão adaptando a plataforma aos próprios conteúdos, com sucesso, não apenas para cursos totalmente virtuais, mas também como apoio aos cursos presenciais. A plataforma também vem sendo utilizada para outros tipos de atividades que envolvem formação de grupos de estudo, treinamento de professores e até desenvolvimento de projetos. Muito usado também na Educação a distância. Outros sectores, não ligados à educação, também utilizam o Moodle, como por exemplo, empresas privadas, ONGs e grupos independentes que necessitam interagir colaborativamente na Internet.
Os cursos Moodle podem ser configurados em três formatos, de acordo com a atividade a ser desenvolvida:
- Formato Social – em que o tema é articulado em torno de um fórum publicado na página principal;
- Formato Semanal - no qual o curso é organizado em semanas, com datas de início e fim;
- Formato em Tópicos - onde cada assunto a ser discutido representa um tópico, sem limite de tempo pré-definido.
A plataforma Moodle apresenta como pontos fortes, quando utilizado para o ensino:
- Aumento da motivação dos alunos;
- Maior facilidade na produção e distribuição de conteúdos;
- Partilha de conteúdos entre instituições;
- Gestão total do ambiente virtual de aprendizagem;
- Realização de avaliações de alunos;
- Suporte tecnológico para a disponibilização de conteúdos de acordo com um modelo pedagógico e design institucional;
- Controle de acessos;
- Atribuição de notas.
A plataforma permite a transmissão e organização dos conteúdos de materiais de apoio às aulas, pelo facto de ser uma ferramenta que permite produzir cursos e páginas da Web, facilita a comunicação (síncrona ou assíncrona), possibilitando contribuir para um padrão superior quer no ensino presencial, quer no ensino a distância
Os recursos disponíveis para o desenvolvimento das atividades são:
- Materiais estáticos (ex.: páginas de texto, páginas de texto Web, apontadores para ficheiros ou páginas Web, conteúdos de pastas)
- Materiais dinâmicos (atividades):
- Avaliação do Curso
- Chat
- Diálogo
- Diário
- Fórum
- Glossário - utilizado para descrever termos e respectivas definições, ligados à disciplina.
- Lição
- Pesquisa de Opinião (referendo)
- Questionário - com questões de diversos tipos (escolha múltipla, verdadeiro ou falso, resposta curta, comparação) pode ser respondido on-line pelos alunos, permitindo-lhes ver qual a sua classificação.
- SCORM
- Tarefa - atividade proposta pelo professor/formador aos alunos
- Trabalho com Revisão - o professor/formador tem acesso a trabalhos enviados pelos alunos, pode avaliá-los e comentá-los.
- Wiki
- Livro - permite disponibilizar um livro eletrônico criado pelo professor, e que pode ser constituído por vários capítulos, dispostos em dois níveis diferentes.
Os materiais dinâmicos (atividades) disponibilizados pelo professor/formador constituem a grande mais-valia do Moodle, uma vez que permitem a interação entre o professor/formador e os alunos.
- Fóruns - locais de debate, partilha de ideias e esclarecimento de dúvidas;
- Gestão de conteúdos (Recursos)
- Questionários e pesquisas com diversos formatos
- Blogs
- Wikis
- Geração e gestão de Base de Dados
- Sondagens
- Chats - salas de conversação entre os utilizadores; podem ser utilizadas para conversação em tempo real.
- Glossários
- Peer assessment
- Pesquisa de avaliação:
- ATTLS
- COLLES
- Incidentes críticos
- Suporte multi-idioma (mais de 75 idiomas são suportados pelo interface actual).
- Suporte de Gestão através de análises de gráficos interativos online para questionários prepostos."
Fonte: https://docs.moodle.org/dev/Releases