Física Conectada no Pokémon GO

O jogo Pokémon Go foi lançado no Brasil, e em poucas horas já é um sucesso! No jogo, o usuário deve se deslocar acionando uma tela no mapa que mostra a localização do jogador baseado em locais específicos da vida real. Dessa forma, ele consegue capturar, com o aparelho, todo Pokémon que encontrar, apenas apontando o celular para o local desejado e apertando a tela com realidade aumentada.


O que é a Realidade Aumentada (RA)?

Designa-se realidade aumentada (RA) ou augmented-reality (AR) a integração de informações virtuais a visualizações do mundo real (como, por exemplo, através de uma câmera). Realidade aumentada é um ambiente que envolve tanto realidade virtual como elementos do mundo real, criando um ambiente misto em tempo real.
O Pokémon Go tem uma tecnologia de geolocalização de alta precisão.
O sistema de posicionamento global é um sistema de posicionamento por satélite que fornece a um aparelho receptor móvel a sua posição, assim como informação horária, sob quaisquer condições atmosféricas, a qualquer momento e em qualquer lugar na Terra, desde que o receptor se encontre no campo de visão de três satélites GPS (quatro ou mais para precisão maior).
O sistema foi declarado totalmente operacional apenas em 1995 e seu desenvolvimento custou 10 bilhões de dólares. Consiste numa “constelação” de 24 satélites. Cada um circula a Terra duas vezes por dia a uma altitude de 20200 quilômetros (12600 milhas) e a uma velocidade de 11265 quilómetros por hora (7000 milhas por hora), de modo que, a qualquer momento, pelo menos 4 deles estejam “visíveis” de qualquer ponto da Terra. Os satélites têm a bordo relógios atômicos e com informação adicional como os elementos orbitais de movimento, tal como determinado por um conjunto de estações de observação terrestres.


Fonte:http://azeheb.com.br/blog/a-ciencia-por-tras-do-pokemon-go/